Os Electric Wizard surgem em Wimborne, no sul da Inglaterra, em 1993, por três “charrados” arquetípicos que partilham um gosto especial por amplificação e intrumentos vintage, erva e Black Sabbath. Inicialmente com uma sonoridade que pode ser descrita como doom metal dos anos 70, a banda rapidamente evolui para um registo mais agressivo e mais pesado, fortemente influenciado pelos primórdios do black metal, Detroit garage, acid rock, Hardcore e até por música eletrónica.
A banda viria a ascender à liderança da cena doom metal e stoner. São frequentemente reconhecidos como "a banda mais pesada do mundo", com pelo menos três de seus sete LPs a serem amplamente reconhecidos como referências de gênero e clássicos do heavy metal.
As suas obsessões líricas e estilísticas com pornografia dos anos 70 e filmes de terror , o oculto, HP Lovecraft e arte psicodélica, tiveram uma influência inegável sobre o doom metal e sobre como ele é interpretado hoje.
Os Electric Wizard só tocaram uma vez em Portugal, num concerto hoje lendário, no festival Milhoes de Festa, em Julho de 2010 . O seu regresso será recebido de braços abertos, tal como o seu fenomenal oitavo álbum - ainda sem título - que deverá ser lançado em maio.